Turismo

Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

Imagem relacionada com Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

DIRECÇÕES: Estrada Municipal 514, depois de Barcos

LOCALIZAÇÃO: Barcos

GPS: N 41º 7`7.3” | W 7º 37`0.2”

DATAÇÃO: Século XI - XII

CLASSIFICAÇÃO: IIP, Desp. Agosto 1984

Esta capela românica, datada do século XI / XII, foi profundamente alterada por intervenções seiscentistas. É composta por uma nave e capela-mor, mais estreita, com coberturas em falsa abóbada de berço. Tal como tantas outras, foi erguida num local onde subsistem vestígios humanos que remontam, pelo menos, ao período castrejo, e enquadra um lugar de romagem, do âmbito da devoção medieval.

Na fachada rasga-se um portal de arco ligeiramente apontado e há vestígios de um alpendre. Em volta do seu perímetro corre uma cachorrada decorada por meias esferas e alguns motivos figurativos, e nos seus muros estão dispostas tampas de arcas tumulares com cruzes esculpidas, provenientes, muito possivelmente, do primitivo cemitério que envolvia o imóvel.

Tem coberturas em falsas abóbadas de berço. Na nave, de modestas proporções, sob o piso sem lajeado, estão colocadas algumas lápides da Idade Média, e no altar há um retábulo sem ornamentação.

DIPTICO Património Românico

  • Imagem relacionada com Santuário de Nossa Senhora do Sabroso
  • Imagem relacionada com Santuário de Nossa Senhora do Sabroso
  • Imagem relacionada com Santuário de Nossa Senhora do Sabroso

Ver localização no Google Maps

CONTACTOS:

União de Freguesias de Barcos e Santa Leocádia

Morada: Rua da Câmara, Barcos

Telefone: 254 781 657

Telemóvel: 937 170 102

E-mail: freguesiadebarcos@gmail.com

 

O que visitar nas proximidades:

- Aldeia Vinhateira de Barcos;

- Gravuras Rupestres do Penedo das Pombas - Pinheiros.

 

Voltar ao topo