CENTRO DE RECOLHA OFICIAL DE ANIMAIS DE COMPANHIA FOI INAUGURADO
área de conteúdos (não partilhada)



10 Julho 2025
Já foi inaugurado o Centro de Recolha Oficial de Animais de Companhia - CROAC - cuja área de influência abrange os concelhos de Armamar, Moimenta da Beira e Tabuaço.
A inauguração decorreu hoje, 9 de julho, e contou com a presença dos autarcas dos três municípios, nomeadamente João Paulo Fonseca, Paulo Figueiredo e Carlos Carvalho.
Fruto de uma candidatura que rondou um investimento superior a meio milhão de euros, o novo CROAC vai permitir reduzir e controlar a população de animais errantes dos três concelhos, benefício que se alia a outros fatores como o bem-estar animal, a promoção da adoção responsável ou a manutenção da higiene e segurança das áreas públicas.
Para o autarca de Moimenta da Beira, onde foi construída a infraestrutura, a obra "resulta de um ato legislativo que nos obrigou a todos à constituição deste espaço (...) É de louvar acima de tudo os três municípios quando entenderam, e bem, chegar a um consenso para que este projeto se concretizasse”.
Este novo espaço, com capacidade para acolher entre 60 a 90 cães, dependendo do porte, conta já com 30 cães recolhidos. Brevemente o CROAC também vai começar a alojar gatos errantes e abandonados.
Entre outras entidades, marcaram igualmente presença na inauguração o Presidente da Assembleia Municipal de Tabuaço, Leandro Macedo, o ex-Presidente da Câmara Municipal de Moimenta da Beira, José Eduardo Ferreira, vereadores e membros das assembleias municipais dos três concelhos, presidentes de junta de freguesia, membros da Assembleia Intermunicipal da Associação de Recolha Oficial de Animais de Companhia dos Municípios de Moimenta da Beira, Armamar e Tabuaço e os responsáveis da empresa FCC Meio Ambiente.
área partilhada