RIJOMAX
|
“RIJOMAX” é o nome dado pelo seu construtor ao exemplar de relojoaria mais completo, complexo, exótico e insólito que se conhece e tem motivado autênticas à Loja Interativa de Turismo de Tabuaço, onde neste momento se encontra. O seu construtor levou mais de vinte e oito anos a dar corpo ao seu extraordinário invento que tem deixado perplexos técnicos estrangeiros que se deslocam a Tabuaço para observarem tão misteriosa máquina, de fazer inveja aos mais credenciados especialistas suíços.
O célebre relógio “RIJOMAX” indicava os movimentos aparentes do Sol e da Lua, segundos, minutos, 24 horas, hora universal, hora lunar, assinala anos bissextos, suprimindo automaticamente 24 anos de 128 em 128.
Indicava o nascer e o pôr-do-sol, quando crescem e decrescem os dias, assinalava o dia e a noite com escala diária de quantas horas e minutos tem o dia e a noite. Marcava os Equinócios, os Solstícios e as fases da Lua com luz que recebia do dito Sol.
Indicava as semanas e os dias da semana; os meses, os dias dos meses e quantos dias faltavam para o fim do mês; os anos, os dias dos anos e quantos faltavam para o fim do ano; as estações e os dias das estações; os signos e os dias dos signos; os semestres, os trimestres e a indicação em que dia da semana começa cada mês, e outra se o ano fosse bissexto; as datas das fases da Lua e a mudança de tempo.
Tinha, ainda, indicação dos números do Ciclo Solar, do Número Áureo, da Epacta, letra Dominical, as eras cronológicas, os dias da era de Cristo, e os séculos.
Assinalava os feriados, os dias dos Santos e as Festas móveis, possuía barómetro, termómetro e mostrador dos pontos cardeais. Despertava por música à escolha, por campainha, e acendia a luz a toda a hora desejada. Falava, dizendo quantas horas são e dava uma saudação em vocabulário religioso; tem, ainda, um aparelho que chamava o dono da casa.
BIOGRAFIA | AMÂNDIO JOSÉ RIBEIRO Amândio José Ribeiro nasceu dia 18 de novembro de 1912, na freguesia de Santa Eufémia, no concelho de Pinhel, faleceu no dia 30 de agosto de 2002, com 90 anos de idade, na vila de Tabuaço.
Amândio José Ribeiro tinha 7 anos de idade quando começou a fazer “rodinhas” para relógios, antes de entrar para a escola.
Concluída a 4ª classe, foi trabalhar para uma ourivesaria em Trancoso. Foi um homem simples e humilde, sem título académico, um sábio ou um génio. Relojoeiro e ourives com muito talento e arte em Tabuaço, tornou-se notícia quando, em 2002, decidiu vender o seu “Rijomax” ao Município de Tabuaço. O nome do autodidata Amândio Ribeiro constará na galeria dos relógios famosos, que pertencem na história universal.
CURIOSIDADES DO RIJOMAX
· O nome “RIJOMAX” é um acrónimo de Amândio José Ribeiro.
Desdobráveis em PDF
|