Sexta-feira, 28 Abril 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Página Inicial
Destaques
Agenda MUNICIPAL
Comunidade Intermunicipal do Douro reuniu em Tabuaço

A Comunidade Intermunicipal do Douro ( CIM Douro) abrange os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Freixo de Espada à Cinta, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Este organismo a quem compete articular a acção do governo com os municípios, reúne regularmente e de forma rotativa pelas autarquias que integram esta comunidade.

No passado dia 29 de março e sob a presidência de Francisco Lopes- actual autarca de Lamego – foi realizada uma reunião que decorreu no museu do Imaginário Duriense em Tabuaço. O presidente da Câmara Carlos Carvalho, recebeu os seus homólogos a quem deu as boas vindas e durante a reunião foram debatidos vários assuntos, como a alteração ao regulamento interno da CIM, bem como a prestação de contas e revisão aos instrumentos previsionais referente ao ano em curso.

Foram ainda discutidos alguns projectos e candidaturas intermunicipais, com destaque para a Modernização Administrativa, Plano Inovador de Combate ao Insucesso Escolar, Eficiência Energética e Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e Emprego. No âmbito do Turismo foi distribuído Material Promocional e apresentado o Repositório de Informação Digital do Douro.

A concluir os trabalhos, os membros da CIM Douro, abordaram ainda assuntos sobre a Protecção Civil e a Liga Portuguesas dos Direitos do Animal.

Comemoração do Dia Mundial da Árvore

Das mais de 30 árvores plantadas na área envolvente à capela de Santa Luzia em Sendim, 12 delas foram colocadas pelos alunos da escola do 1º Ciclo e Jardim-de Infância, uma por cada sala de aulas, com a ajuda dos sapadores florestais. Acompanhados pelos professores (do Agrupamento de Escolas e da CAF) e auxiliares de educação, esta iniciativa, decorreu no Dia Mundial da Árvore e teve a visita do Presidente da Câmara Carlos Carvalho, do Vice Presidente José Carlos Silva e ainda do pe. Luís António, pároco de Sendim. A acção foi desenvolvida pela autarquia em colaboração com o Agrupamento de Escolas e teve como finalidade, sensibilizar os alunos para a defesa do meio ambiente e a preservação das árvores, tão indispensáveis à sobrevivência dos seres vivos no planeta. No final, procedeu-se à largada de balões “amigos do ambiente” e foi distribuído um lanche a cada criança.

Dia Internacional da Mulher - Comemorado nas Piscinas Municipais

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher e durante quase duas horas de intenso exercício físico, cerca de 70 utentes das piscinas municipais cobertas de Tabuaço participaram numa mega aula de hidroginástica ministrada pelos professores Paulo Crisóstomo, Vanessa Ferraz, Miguel Carona, Bruno Fernandes e Raquel Marinho. Posteriormente partilharam um bolo e a cada mulher foi entregue uma flor, para assinalar a data. O Presidente da Câmara, Carlos Carvalho, saudou em nome das presentes todas as mulheres do concelho e elogiou a determinação das que usam as piscinas, realçando a importância que este equipamento tem ao serviço dos tabuacenses.

Proteção Civil Distrital reuniu em Tabuaço

Decorreu dia 22 em Tabuaço, no salão nobre do município uma reunião alargada do Centro de Coordenação Operacional Distrital, onde nos termos das atribuições fez-se a monotorização e a avaliação da actividade das diversas entidades integrantes do C.C.O.D.

A sessão foi aberta pelo senhor Presidente da Câmara Carlos Carvalho, dando as boas vindas a todos os intervenientes e salientou que a articulação entre todos os organismos resulte sempre em benefício das populações.

Procedeu-se de seguida à apresentação do senhor Miguel Ângelo como comandante da Protecção Civil Distrital, na presença das estruturas concelhias como IPSS, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários de Tabuaço.

Pela Dra. Teresa Costa, da GEOATRIBUTO Lda. foi feita a apresentação do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil.

Exposição de Pintura de Angelina Lemos no MIDU

Inauguração da Exposição de Pintura, elaborada por Angelina Lemos, no dia 26 de Novembro de 2016, pelas 17h00, no Museu do Imaginário Duriense (MIDU), em Tabuaço.

Angelina Lemos nasceu a 20 de Julho de 1946, em Tabosa, freguesia do Carregal, concelho de Sernancelhe, Distrito de Viseu, numa região também conhecida como “Terras do Demo”, assim designada pelo escritor Aquilino Ribeiro, nascido igualmente na freguesia.

Terminando o ensino secundário, a artista rumou a Lisboa, onde ingressou na antiga TLP (Telefones de Lisboa e Porto), actual Portugal Telecom (PT), tendo aí trabalhado até se reformar, exercendo actividade durante 40 anos.

Desde nova sempre mostrou uma grande habilidade para as artes, tanto poesia, como artesanato,  desenho e pintura, tendo frequentado por breve período o Curso de Pintura na Associação dos Artesãos da Região de Lisboa, onde também participou em várias exposições, tal como nas galerias do Clube PT, em Lisboa e Porto.

É neste sentido e de uma forma quase autodidacta que se dedica à pintura a óleo sobre tela à cerca de 26 anos, onde a artista sempre soube expressar o que lhe vai na alma, pintando retratos, paisagens e natureza morta.

Dos seus trabalhos, ressalta a pintura de moinhos, uma das grandes paixões da artista, tendo sido já convidada para participar com os seus trabalhos em variadas exposições por    diversas zonas do país, tanto colectivas, como individuais.

 

É responsável pelo ensino de pintura, em regime de voluntariado, ensinando os alunos que queiram aprender, no Núcleo de Sintra da Delegação de Lisboa da Associação dos Deficientes das Forças Armadas, em Massamá, Concelho de Sintra, desde 2008,  tendo realizado um trabalho meritório com muitos alunos.

TEATRAÇO EXPÕE CONTOS OCULTOS DE TABUAÇO

Está patente ao público, desde o dia 23 de Setembro, no Museu Abel Botelho.

Notícias
13/04/2017

O Município de Tabuaço voltou a marcar presença na Feira Mundo Abreu que se realizou no passado fim-de-semana, na FIL, em Lisboa.

Esta organização, considerada a maior feira de viagens do País, contou na edição de 2017 com mais de 120 000 Visitantes.

Consciente da importância e do impacto positivo que este tipo de acções tem na sedimentação e implementação da marca Tabuaço, e na sua afirmação como destino de referência, o Município apostou, mais uma vez, em estar presente permitindo a quem visitou a feira tomar contacto com o nosso território e produtos.

10/04/2017

Secção de Programas Especiais do Destacamento Territorial de Moimenta da Beira, no âmbito da temática “Drogas e Álcool”, realizou ontem uma ação destinada aos alunos do 10º Ano, CEF e Profissional, do Agrupamento de Escolas de Tabuaço, em parceria, com o Gabinete de Ação Social da Câmara Municipal de Tabuaço, com a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens em Risco e com o Serviço de Psicologia e Orientação do Agrupamento.

Esta ação foi realizada nas novas instalações do quartel da GNR de Tabuaço, o que permitiu aos alunos uma visita guiada ao quartel e depois na sala de instrução, assistirem a uma palestra sobre a temática “Drogas e Álcool” por parte do Núcleo da Escola Segura, do Destacamento da GNR de Moimenta da Beira

10/04/2017

A Bolsa de Turismo de Lisboa que se realiza anualmente no Parque das Nações foi uma vez mais o palco para a apresentação de vinhos e gastronomia do concelho de Tabuaço a juntar à componente cultural, com a presença do Rancho Folclórico de Chavães que animou a tarde de 18 de março, dia dedicado pela organização do evento ao concelho de Tabuaço.

Utilizando o stand do Turismo do Porto e Norte de Portugal o nosso concelho foi um dos mais de 1200 expositores no certame, onde o visitante pôde degustar as várias marcas de vinho de produtores tabuacenses, azeite e bolo-rei bem como saborear as iguarias confeccionadas pelos restaurantes Tábua D’aço e Tachinho da Té.

O concelho de Tabuaço esteve representado pelos presidentes da Câmara, Carlos Carvalho, e da Assembleia Municipal Leandro Macedo, que aproveitaram a oportunidade para a promoção e divulgação da imagem do concelho, junto dos milhares de pessoas que visitaram o certame

10/04/2017

Para servir algumas residências naquela zona da freguesia, foi construído um troço de saneamento básico na Granja do Tedo, na zona da ponte do rio Tedinho que há muito urgia.

Este segmento de saneamento vem colmatar uma carência, agora resolvida, com benefício para os residentes que desta obra vão usufruir.

Os trabalhos foram feitos por administração direta e serviu para dar continuidade à conduta que já servia outros habitantes, eliminando dessa uma fossa séptica, culminando com a respectiva ligação à E.T.A.R. (estação de tratamento de águas residuais).

10/04/2017

Durante três dias, e pelo quarto ano consecutivo, o Pavilhão Meo Arena tornou-se num centro de oportunidades para os produtos agro-alimentares portugueses. O Município marcou presença neste certame, apoiando a divulgação e a venda dos produtos do concelho deixando bem presente a "Marca Tabuaço".

Com a consciência de que os horizontes internacionais são, cada vez mais, a oportunidade maior de criar sustentabilidade económica, 9 produtores, entre vinho e gin, responderam afirmativamente ao desafio lançado e durante os três dias do evento lançaram mãos à obra no sentido de estabelecer o maior número de contactos e perspectivas negociais possíveis.

10/04/2017

A estrada que serve a freguesia de Santa Leocádia esteve durante algum tempo com o trânsito condicionado como consequência da derrocada de um muro de suporte da mesma.

A necessidade de repor a circulação rodoviária exigiu a urgência da sua reparação que foi feita por funcionários da autarquia.

Para a segurança total do trânsito, o muro foi construído em betão ciclópico e posteriormente revestido em pedra de xisto como forma de manter a imagem de uma zona com tradição vinhateira.

10/04/2017

A Comunidade Intermunicipal do Douro ( CIM Douro) abrange os municípios de Alijó, Armamar, Carrazeda de Ansiães, Lamego, Mesão Frio, Freixo de Espada à Cinta, Murça, Peso da Régua, Moimenta da Beira, Penedono, S. João da Pesqueira, Sernancelhe, Sabrosa, Santa Marta de Penaguião, Tabuaço, Tarouca, Torre de Moncorvo, Vila Nova de Foz Coa e Vila Real.

Este organismo a quem compete articular a acção do governo com os municípios, reúne regularmente e de forma rotativa pelas autarquias que integram esta comunidade.

No passado dia 29 de março e sob a presidência de Francisco Lopes- actual autarca de Lamego – foi realizada uma reunião que decorreu no museu do Imaginário Duriense em Tabuaço. O presidente da Câmara Carlos Carvalho, recebeu os seus homólogos a quem deu as boas vindas e durante a reunião foram debatidos vários assuntos, como a alteração ao regulamento interno da CIM, bem como a prestação de contas e revisão aos instrumentos previsionais referente ao ano em curso.

10/04/2017

Decorreu dia 22 em Tabuaço, no salão nobre do município uma reunião alargada do Centro de Coordenação Operacional Distrital, onde nos termos das atribuições fez-se a monotorização e a avaliação da actividade das diversas entidades integrantes do C.C.O.D.

A sessão foi aberta pelo senhor Presidente da Câmara Carlos Carvalho, dando as boas vindas a todos os intervenientes e salientou que a articulação entre todos os organismos resulte sempre em benefício das populações.

Procedeu-se de seguida à apresentação do senhor Miguel Ângelo como comandante da Protecção Civil Distrital, na presença das estruturas concelhias como IPSS, Juntas de Freguesia, Câmara Municipal e Bombeiros Voluntários de Tabuaço.

10/04/2017

Das mais de 30 árvores plantadas na área envolvente à capela de Santa Luzia em Sendim, 12 delas foram colocadas pelos alunos da escola do 1º Ciclo e Jardim-de Infância, uma por cada sala de aulas, com a ajuda dos sapadores florestais. Acompanhados pelos professores (do Agrupamento de Escolas e da CAF) e auxiliares de educação, esta iniciativa, decorreu no Dia Mundial da Árvore e teve a visita do Presidente da Câmara Carlos Carvalho, do Vice Presidente José Carlos Silva e ainda do pe. Luís António, pároco de Sendim. A acção foi desenvolvida pela autarquia em colaboração com o Agrupamento de Escolas e teve como finalidade, sensibilizar os alunos para a defesa do meio ambiente e a preservação das árvores, tão indispensáveis à sobrevivência dos seres vivos no planeta. No final, procedeu-se à largada de balões “amigos do ambiente” e foi distribuído um lanche a cada criança.

10/04/2017

Ainda no âmbito do Dia Internacional da Mulher e durante quase duas horas de intenso exercício físico, cerca de 70 utentes das piscinas municipais cobertas de Tabuaço participaram numa mega aula de hidroginástica ministrada pelos professores Paulo Crisóstomo, Vanessa Ferraz, Miguel Carona, Bruno Fernandes e Raquel Marinho. Posteriormente partilharam um bolo e a cada mulher foi entregue uma flor, para assinalar a data. O Presidente da Câmara, Carlos Carvalho, saudou em nome das presentes todas as mulheres do concelho e elogiou a determinação das que usam as piscinas, realçando a importância que este equipamento tem ao serviço dos tabuacenses.

Inquéritos
Qual a sua opinião quanto à facilidade de navegação do novo website da Câmara Municipal de Tabuaço?
Muito Insatisfeito
Insatisfeito
Pouco Satisfeito
Satisfeito
Muito Satisfeito
Livro de Visitas
Cartaz