Terça-feira, 24 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Museu Abel Botelho
Museu Abel Botelho

Museu Abel Botelho


Localizado no centro histórico da vila de Tabuaço, o Museu Abel Botelho é um espaço de divulgação e difusão da cultura tabuacense e duriense.

A recuperação deste edifício consistiu na reforma e restauro de um imóvel parcialmente em ruina, preservando a sua fachada original, que em outros tempos terá funcionado como habitação, com o objectivo de reforçar a homogeneidade urbana da zona tradicional da vila e homenagear o célebre escritor e diplomata tabuacense Abel Botelho, que dá nome a este espaço.

Inaugurado em Setembro de 2013, este museu é dotado de 4 salas polivalentes, destinadas a receber várias actividades culturais, exposições temporárias, eventos (declamação de poesia ou outros), podendo servir como componente de divulgação dos diversos pontos turísticos localizados no concelho de Tabuaço, sendo que possui um espaço museológico com o espólio do escritor e poeta Abel Botelho e uma zona de leitura.

O contraste exterior informa, visualmente, sobre a funcionalidade da construção e ergue-se numa intervenção que mostra o respeito recíproco entre arquitectura tradicional e a contemporânea.

O Museu Abel Botelho é considerado um local de observação, interação e reflexão. Diversas histórias estão ali prontas para serem narradas. É um espaço simbólico, muitas vezes mágico e surpreendente, capaz de oferecer uma experiência educativa e divertida.

 

Entidade Gestora: Município de Tabuaço

 

Morada:

Largo 5 de Outubro

5120– 390 Tabuaço

Coordenadas GPS: 41º 07`02.31”N / 7º 33`56.39”W

Telf: 254 789 049

turismo@cm-tabuaco.pt

 

Horário de Funcionamento:

De 2ª a 6ª feira

09:00h - 12:30h / 14:00h - 17:30h

 

Sábados, Domingos e Feriados

10:00h - 12:30h / 14:00h - 17:00h

Entrada gratuita


Exposição temporária atual

CONTOS OCULTOS DE TABUAÇO


Inspirado em contos populares universais transportados para a realidade de Tabuaço, no Alto Douro Vinhateiro, os contos assombrosos fazem parte do património cultural imaterial da Vila de Tabuaço.

O TEATRAÇO, teatro amador de Tabuaço, através do trabalho de recolha desse património junto da população do concelho, com o objectivo de preservação e divulgação cultural da região do Douro, transformou os contos em espectáculo.

Esta Exposição retrata a apresentação deste espectáculo na Quinta do Convento, em Távora, Concelho de Tabuaço, em Novembro de 2015; e em Lisboa, na BTL, Feira Internacional de Turismo, em março de 2016, a convite do Turismo Porto e Norte de Portugal.


Criação e concepção do espectáculo e da exposição: Beto Coville

Montagem: TEATRAÇO

Fotografia e Vídeos: Miguel Mendes de Carvalho

Maquilhagem: Sofia Queirós

 

Membros do TEATRAÇO: Beto Coville, Bruno Silva, Carolina Silva, Cláudia Martins, Diaquino Soares, Filomena Resende, Leandro Gonçalves, Liliana Cardoso, Maria José Carvalho, Mariana Silva, Marlene Rodrigues, Nucha Martins, Paula Baltazar, Raquel Borges, Rui Araújo.