Sexta-feira, 20 Julho 2018
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Turismo e Cultura > Artesanato
Artesanato

 

O artesanato de Tabuaço está intimamente ligado à construção de peças e instrumentos relacionados com a cultura e as tradições locais.


Ainda há na Granja do Tedo quem reproduza a tradicional cestaria, arte que herdou dos seus antepassados.


No concelho de Tabuaço é interessante constatar a reprodução, em pedra de xisto, das casas típicas da região, embora, os artesãos locais tenham vindo a diversificar o tipo de material utilizado na construção das suas peças, tais como madeiras, granitos, raízes, vides, entre outros.


As peças são as mais variadas, tais como crucifixos, canetas, presépios, relógios e muito mais. Na Aldeia Vinhateira de Barcos, o artesão local utiliza o estanho como material de trabalho, executando belas peças artesanais. Outros artesãos locais destacam-se pela sua habilidade nas artes decorativas.


São vários os artistas tabuacenses que se têm destacado na arte de pintar e desenhar, aplicando múltiplas técnicas de pintura sobre tela (óleo, acrílico, pastel de óleo, cera, aguarela, sprays, carvão entre outros), mas também sobre tecido, murais, cerâmicas, vidros, madeira e pedra.

 

Por todo o concelho encontramos rendilheiras, tecedeiras e bordadeiras. Na localidade de Guedieiros permanecem, ainda, os armadores de andores.

 

Contactos de Artesãos ->