Terça-feira, 24 Outubro 2017
PortuguêsEnglishEspañol
NEWSLETTER
Você está aqui: Conheça Tabuaço > Geminação
Geminação

Chiaravalle (Itália)

Num pequeno vale, outrora terra de tabaco e de monges cistercenses, ergue-se agora uma cidade dinâmica e moderna.
Da época medieval ainda permanece a Abadia de Santa Maria in Castagnola, situada na Praça Garibaldi.
Chiaravalle também é o berço da Professora Maria Montessori.

Os monges cistercenses introduziram o cultivo do tabaco de rapé, inicialmente em 1770, e mais tarde também o tabaco para cachimbo e charutos, tornando-se Chiaravalle na maior fábrica dos Estados Pontifícios.

A Abadia de S. Maria in Castagnola é uma obra-prima da arte gótica e na verdade é o primeiro monumento em Itália com tais elementos característicos. A fachada exterior, é tipicamente românica, com colunas, arcos e a Roseta em mármore branco, e representa um forte testemunho histórico da junção entre as duas correntes arquitectónicas do século XII – o Gótico e o Românico.
A história de Claraval começa há treze séculos atrás e está, indissoluvelmente, ligada à história da Abadia e aos monges cistercenses e beneditinos.

No início do século XV a Abadia caiu sob o Governo feudal dos chamados Commendatari, enviados de Roma. Este foi um período de sujeição que durou até quase aos finais do século XVIII. Posteriormente, com a introdução da cultura do tabaco, as condições de vida melhoraram e gradualmente tornou-se no centro activo que é actualmente.